Parcerias
tecendo redes
A OSCIP/BR participa de fóruns e atua em cooperação com outras organizações e movimentos com os quais compartilhamos princípios e objetivos.
Fórum Nacional de Segurança Alimentar
e Nutricional dos Povos de Matriz Africana
Economia da Consciência Amit Goswami
Amigos do Esperanto
Também estabelecemos parceria com a administração pública, como a prefeitura do Rio de Janeiro e o governo federal, por meio da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR) e da Secretaria Nacional da Juventude e de Desenvolvimento Social, apoiando o projeto 100 Mil Jovens pela Água, da Rede Ecumênica da Água, nossa parceira institucional, e visando nossa participação construtiva e programática com os megaeventos globais, na esteira do G20 e COP30.
O nosso sistema confederativo e cooperativista, através da MULTICOOP e da OSCIPIASA, conta também com o Apoio e Suporte Técnico-Científico (ASTEC) do Grupo de Pesquisa Interinstitucional e de Desenvolvimento Municipal e Regional - GPIDMR, da UENF / CNPQ (MCTI), coordenado pelo nosso Diretor de Ciências Sagradas, Professor Doutor Auner Carneiro (UFPR/USP/UENF).

Agora em junho de 2025, pactuamos um Acordo de Cooperação Técnica – ACT com o SERPRO, visando a disseminação de conhecimento e experiências às Entidades do Terceiro Setor, baseada no ambiente tecnológico disponibilizado por este parceiro - Escola Serpro Cidadão Digital.
Realizamos em seguida, uma conversa com a presença de outros órgãos estratégicos, como o Ministério do Desenvolvimento Social, a Secretaria Nacional de Justiça - SENAJUS e a Secretaria Nacional da Juventude recentemente ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, visando somarmos forças em prol do lançamento de uma Plataforma Digital para Formação e Capacitação de OSCs e OSCIPs.
Temos ainda, prioritariamente, estudos para também lançarmos o Programa JOVIS (Jovens Pela Vida Sustentável), programa global que visa mobilizar um milhão de jovens, no Brasil e no mundo, em defesa das águas, alimentos, florestas e do clima, no horizonte da COP30, para enfrentar os desafios impostos pela urgência climática.