NOSSA DIRETORIA
Presidente
Roberto Olivella

Administrador, bacharel em Direito e pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ) e Gestão do Terceiro Setor (FGV/RJ), é um dos principais articuladores do cooperativismo socioambiental no Brasil. Especialista em Autogestão pela OIT/ONU (Turim, Itália), dedica-se há mais de 50 anos ao fortalecimento institucional e sustentável das OSCIPs. É Presidente da OSCIP/BR e fundador da MULTICOOP Central, reconhecida pela ONU em 1992 como a primeira cooperativa ambiental e ecológica do planeta. Como coordenador geral de projetos OSCIPIASA, liderou importantes programas nacionais, entre eles: Despoluição da Baía da Guanabara (BID/FEEMA/INEA); Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia (BIRD); Programa Socioambiental da UHE de Manso (FURNAS); Agenda 21 Local do COMPERJ (PETROBRAS); Revisão do IPTU do Rio de Janeiro (IPLANRIO) e projetos socioambientais nos gasodutos COARI/MANAUS e COARI/PORTO VELHO (PETROBRAS).
À frente da OSCIP/BR e da MULTICOOP, conduz um ecossistema de cooperativas da economia da consciência ecológica, promovendo educação cooperativista, geração de trabalho e renda, e o fortalecimento do TSB.
Diretor de Operações
Aloísio M. Carvalho

Engenheiro Civil, pós-graduado em Segurança do Trabalho e Perícia Judicial, especializado em Tecnologia da Informação. Com uma carreira de mais de 40 anos no setor público e privado, atuando na Governança e Gestão de inúmeros projetos. Foi presidente do Instituto Caminho do Meio em Alto Paraíso de Goiás (ICMAP) com forte atuação em cultura, educação, saúde e meio ambiente, onde empreendeu inúmeros projetos nestes segmentos, participando ainda em diversos Conselhos Municipais, em particular o da Criança e do Adolescente do município.
Diretor de Projetos Especiais
Miguel Stief

Executivo sênior com sólida trajetória de liderança em multinacionais como Philips, NXP, Lite-On Mobile e Grupo Positivo. Especialista em governança corporativa, transformação digital e reestruturação organizacional, com histórico de sucesso em fusões e aquisições (M&A), parcerias público-privadas (PPP), joint ventures e expansão internacional. Com 38 anos de experiência, sendo 15 no exterior, atuou nas Américas, Europa, Ásia e África, liderando operações multiculturais e construindo redes estratégicas globais. Sua atuação abrange tecnologia, indústria, telefonia móvel e educação — com entregas concretas de soluções educacionais em países como Argentina, Uruguai, Gana e Ruanda, além de projetos digitais por meio da consultoria DS. Orientado a resultados, com foco em eficiência operacional, inovação escalável e crescimento sustentável. Já foi membro de conselhos na Ásia, América do Sul e Europa, sempre contribuindo com visão estratégica e execução pragmática.
Diretor de Astrofísica e Astroturismo
Elielson Pereira

É membro da Dark-Sky Association, fundada em 1988 nos Estados Unidos, que certificou o até agora único Dark-Sky Park da América Latina: o Parque Estadual do Desengano, no Polo Regional de Campos dos Goytacazes. O professor Elielson tem articulado e trabalhado intensamente para que os Céus sejam reconhecidos e preservados como Patrimônio Natural, Histórico-Cultural, Científico e Místico.
Diretora de Projetos
Regenerativos e Sustentáveis
Helga Giovanna

Engenheira, mestre em Engenharia de Produção pela UENF, mestre em Engenharia Ambiental Profissional pelo IFF, concluindo doutoramento em Modelagem de Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos na mesma instituição. Foi colaboradora do Plano de Territorialização e Aceleração ODS no Estado do Rio de Janeiro, em uma parceria entre o PNUD e a Petrobrás, e foi assessora-chefe de Projetos e Estratégias da prefeitura de Campos de Goytacazes.
Diretora Superintendente da Amazônia Brasileira e Continental
Mam’etu Nangetu

É membro fundadora do Conselho de Mulheres de Axé do Brasil e coordena o projeto Alguidar Ecológico: Plantio de Árvores Sagradas, na cidade de Belém. Participa do Conselho de Direitos da Mulher do Estado do Pará, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Estadual de Segurança Pública, e também do Comitê Inter-religioso do Estado do Pará.
Assessora de Planejamento e Gestão Sagrada dos Territórios
Josilda Moura

Professora Titular aposentada, Geógrafa, Mestre em Ciências e Doutora em Geologia pela UFRJ, onde foi diretora do Instituto de Geociências e vice decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. Exerceu cargos no executivo do estado do RJ, a presidência do Departamento de Recursos Minerais e a assessoria do secretário de Ciência e Tecnologia. Atualmente é diretora da Fundação de Cultura e Turismo de Magé, onde atua em favor de melhor qualidade de vida e cidadania plena para mulheres, povos de terreiro de matriz africana, jovens e crianças.
DISUPER OSCIPIASA/AM
Iuri Rogério da Silva Lima

Iuri é Mestrando em Ciências da Religião pela PUC-Goiás. Com uma sólida base acadêmica que inclui graduações em Ciências da Religião, Teologia, Pedagogia e Filosofia, se destaca como um Etno-Educador com vasta experiência na Amazônia brasileira. Atualmente, atua como professor na Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, incluindo a função de Professor Ministrante no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), e é especialista em Ensino Religioso e Atendimento Educacional Específico para alunos com deficiência. Sua dedicação à educação se estende à assessoria pedagógica da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN Numia Kura) e à coordenação e articulação na Rede Inter-religiosa Amazonizar, com foco no diálogo inter-religioso e ecumênico. Com significativa vivência junto a comunidades de povos tradicionais e indígenas na Amazônia, Iuri explora temas como sociedade, cultura, educação, religiosidade e formação docente, buscando construir pontes entre o conhecimento acadêmico e as realidades locais. Sua trajetória reflete um compromisso contínuo com a educação, a diversidade cultural e o diálogo inter-religioso na região amazônica.
Assessor de Informações
Tecnológicas Sagradas
Jobson Magalhães

Administrador, tecnólogo em Processamento de Dados e pós-graduado em Governança de Tecnologia de Informação pela UNB. Servidor público federal ativo desde 1988.
Vice-Presidente Executivo
Ricardo Gonçalves de Carvalho

Gestor ambiental formado pela Estácio de Sá, Técnico de administração (Faetec).
Embaixador e Consultor Lixo Zero. Presidente do Instituto ASA (2010-2023), Presidente da JCI Junior Chamber International (2003). Diretor de Turismo da ACIC Associação Comercial e Industrial de Campos (2009 a 2010). Presidente do COMTUR Conselho Municipal de Turismo de Campos dos Goytacazes (2010 a 2011). CMSC Conselheiro de Saúde(2014 a 2024), COMAMSA Meio Ambiente(2023 a 2024), CAE Merenda Escolar (2012 a 2024), CME Educação(2024), Fundador 1996 e Presidente do SINDHORES Sindicato dos Hotéis Restaurantes e Bares da Costa Doce (2008 a 2024).
Diretor Técnico
Walter Pinaya

Oceanólogo, graduado pela FURG, mestre pela UFPR, doutor pela UFPA. Possui Pós-Doutorado pelo INPE. É membro da URI-DF, do FONANPOTMA, PROECO DF e INTECAB SP. Especialista em ecologia, mudanças climáticas e sustentabilidade de comunidades tradicionais. Bàbálorisá membro do Conselho Distrital da Promoção de Igualdade Racial do DF - CODIPIR. Participou de uma série de projetos relevantes que demonstram sua experiência em trabalhar diretamente com povos indígenas (Povo Xikrin/Xingú), comunidades quilombolas (Comunidades Fundo de Pasto da Bahia) e populações tradicionais (POTMA). Sua experiência tem ainda uma passagem pela Secretaria de Aquicultura e Pesca em 2022 como Chefe de Divisão de Certificações de Aquicultura e Pesca e por um período atuou como Coordenador Geral de Monitoramento de Aquicultura e Pesca.
Diretor de Justiça e Paz
José Ronald Pinto

Indígena da etnia Kaingáng, Formação Superior Incompleta (Curso de Filosofia na UnB) e também cursando Antropologia na UNIASSELVI – Universidade Leonardo da Vinci. Mais de 40 anos de experiência Profissional como (1) Servidor Técnico-Administrativo da Universidade Federal de Santa Maria; (2) Trabalhou na FUNAI na organização da página da Internet da instituição; Participou na desintrusão da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau; (3) Assessor na SESu do MEC e da Reforma Universitária; Responsável pela retomada do Projeto Rondon durante o primeiro governo Lula; (4) Assessor no Senado Federal: Contribuição na construção do Fundeb; Elaboração da lei 11645/2008 e discussão do PLC 122/2006 contra a homofobia (hoje LGBTQIAfobia); Atuação principalmente nos temas de educação e povos indígenas; Participação na proposta de criação do Ministério dos Povos Indígenas e na construção da proposta de distribuição dos royalties do pré-sal para todos os estados brasileiros; Foco em Educação e Direitos Humanos durante sua presidência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal; e (5) Assessoria do PT no Senado; Foco temático na questão indígena e Direitos Humanos. Atuou ainda como Membro do Comitê Intertribal de Memória e Cultura Indígenas, participando da organização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas; Militante sindical e servidor público de carreira, com envolvimento na construção de políticas públicas para a área; Participação em discussões e construção do diálogo inter-religioso; e Militante do Software Livre com conhecimento técnico na área.
Diretor de Economia Socioambiental
Marcos Cruz

Educador, Gestor e Jornalista Ambiental, membro da embrionária URIPARAÍSO em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros (GO).
Diretora de Comunicação Social
Maíra Fernandes de Melo

Jornalista especializada em direitos humanos, meio ambiente e educação, redatora e produtora de conteúdo para TV, documentários e plataformas digitais. É educadora ambiental, com experiência em mobilização comunitária e gestão de projetos. Doutora em Letras (PUC-Rio), especialista em Justiça Socioambiental (CLACSO), líder Climate Reality e conselheira da Earth Holder Community, movimento internacional de ativismo não-violento fundado pelo mestre zen Thich Nhat Hanh.
Diretoria de Inclusão Produtiva
Jeferson Ribeiro Cassimiro

Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico, inovação tecnológica e sustentabilidade. Atua de forma estratégica na criação e execução de programas de geração de renda, formação para o trabalho e fortalecimento de comunidades tradicionais, promovendo inclusão produtiva e impacto social sustentável, no fortalecimento de comunidades tradicionais e quilombolas em diferentes regiões do Brasil, com destaque para os estados do Acre, Maranhão, Tocantins, Goiás e São Paulo. Graduado em Engenharia Elétrica e Psicologia pela UFTM, alia visão técnica e sensibilidade social para promover soluções integradas que unem tecnologia, inovação e inclusão produtiva. Sua trajetória abrange ampla experiência na iniciativa privada e no setor público, na articulação de parcerias entre comunidades, empresas e órgãos públicos, com foco na valorização de saberes tradicionais, no fortalecimento das economias locais e na criação de modelos sustentáveis de produção e autonomia produtiva dessas comunidades. Seu perfil combina liderança colaborativa, visão sistêmica e compromisso com resultados de impacto socioambiental duradouro, contribuindo para transformar realidades e gerar oportunidades em territórios diversos.
Diretor Superintendente
da Regional Fluminense
Thiago Moura

Especializado em Medicina Chinesa, possui experiência em Reabilitação, Qualidade de Vida do Trabalhador, Cuidado Desportivo, Acupuntura e Terapia Holística. Elabora projetos na área acadêmica e socioambiental, em atividades de Promoção de Saúde da Família. Atua em projetos laborais em empresas que priorizam a qualidade de vida e saúde de seus funcionários.
Conselheira em Espiritualidade
Monadeosi

A ialorixá possui graduação em Letras pela Universidade São Judas Tadeu, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisadora do grupo de Estudos das Línguas Africanas da USP. Atua na formação de professores sobre a temática proposta pela Lei 11.645/08, no que diz respeito à História e Cultura Afro-Brasileira.
Diretor de Tecnologias Educacionais Disruptivas
Fernando Leão

Historiador e vem atuando na educação nos últimos 30 anos. Foi fundador e vice presidente do Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros/GO. Também faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015.
É Embaixador da CORE - Comunidade Reinventando a Educação. É coautor de três livros: O ser e o agir transformador - Para mudar a conversa sobre educação; A Importância da Empatia na Educação; e Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo. Praticante budista desde 2005 integrando a Sangha do CEBB Centro de Estudos Budistas Bodisatva.
Diretora Superintende da OSCIPIASA/GO
Dênia Kuhn

Dênia é mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, com mais de 35 anos de atuação em tecnologia, gestão de produtos e inovação. Atuou em cargos de liderança na Sankhya, TOTVS e outras organizações, conduzindo projetos de transformação digital, M&A, modernização de ERPs e gestão estratégica de portfólios com foco em resultados e geração de valor.
Formada também pelo MIT (Presencing Institute) no Ecosystem Leadership Program, transita com fluidez entre tecnologia, pessoas e propósito. Possui sólida experiência em liderança de times multidisciplinares, metodologias ágeis, DevOps e planejamento por OKRs. É docente em cursos de pós-graduação e referência em inovação com impacto sistêmico.
Diretora de Economia Solidária
Nilza Franco Portela

Geógrafa, Cientista Política, Mestre em Planejamento de Cidades e Regional, consultora de economia Solidária. Servidora Pública aposentada.
Diretor de Cultura da Cooperação
Fábio Brotto

Licenciado em Educação Física, bacharel em Psicologia e Mestre em Ciências do Esporte. Cofundador do Projeto Cooperação e coordenador geral de diversos cursos de Pós-Graduação em Jogos Cooperativos e Cultura de Paz. Designer de Soluções Colaborativas, trabalha aprimorando equipes e lideranças na formação de processos colaborativos.
Diretoria de Captação e Projetos
Lindelma Lopes Rodrigues

Atua na Governança, Gestão e Gerência de Projetos e Contratos com mais de 15 anos de experiência. Graduada em Processamento de Dados, Analise de Sistemas e Enfermagem. Pós-Graduada em Análise de Sistemas e em Gestão de Projetos. Especialista em LGPD e Segurança da Informação. Certificada em PMP, ITIL OSA, PRINCE2, PSMI, COBIT, ISO / IEC 27001 e ITIL Intermediate. Atuou em inúmeras empresas do setor privado e do governo federal, acumulando conhecimentos em várias frentes de atividades (Saúde, Cultura, Educação, Meio Ambiente e Social) em particular, recentemente, naquelas do Terceiro Setor quando da prospecção de oportunidades e de captação de recursos, prestando consultoria tanto na qualificação jurídica dos envolvidos, quanto nas justificativas pertinentes aos objetos e benefícios esperados.
Diretor Superintendente
da Regional do Paraná
Roberto Barbosa
%20Mistrorigo%20Barbosa_edited.jpg)
Beto da Paz, como é conhecido, é filósofo e foi Secretário da Comissão Permanente de Educação, Esporte, Cultura e Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Paraná. Foi Secretário Municipal da Fazenda e Diretor de Fomento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Foi Coordenador do Conselho Parlamentar de Cultura da Paz: Educação para a Paz, Mediação de Conflitos e Diálogo Interreligioso.
Conselheiro de Sustentabilidade e Secretário-Executivo
João Emílio de Assis Reis

Pós-doutorado em Direito pela Universidad de Salamanca, Espanha. Doutor em Direito pela PUC-SP, na linha de pesquisa "Efetividade de Direitos de Terceira Dimensão e tutela da coletividade, dos povos e da humanidade" (2015), e Mestre em Direito pelo Centro Universitário Fluminense na área de Relações Privadas e Constituição (2006). Atua no magistério desde 2004, tendo experiência na área do Direito, desenvolvendo pesquisas em Direito Ambiental, Responsabilidade social das empresas, Direitos sociais e difusos e coletivos. Líder do Grupo de Pesquisas NUPRESE - Núcleo de Pesquisas em Responsabilidade Social da Empresa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde é professor efetivo. Advogado regularmente inscrito nos quadros da Seção de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil desde 2003.
Diretor Científico
Auner Carneiro

O professor Auner tem pós-doutorado na UENF-RJ, doutorado pela USP e especialização pela UFRJ. Graduou-se em Ciências Econômicas na UFPR e conta com uma experiência de quase 60 anos no magistério. Atua em coordenação de projetos em entidades sociais, com trabalhos comunitários de repercussões socioambientais e culturais sustentáveis. Professor nas Faculdades de Direito de Plácido e Silva, Faculdade de Administração e Comércio exterior, Faculdade Católica de Economia e Administração, Fundação Cultural Paraná-Santa Catarina, Faculdade Espírita de Serviço Social e Estudos Sociais. Diretor do Centro de Pesquisas Econômicas da UFPR e da Cooperativa dos Bancários de Curitiba. Chefe da seção de pesquisa e planejamento no Departamento de estudos econômicos e na Divisão de planejamento da presidência do Banco do Estado do Paraná.
Diretor de Assuntos Indígenas
Marcelo Cuhexê

Cineasta, jornalista, produtor e pesquisador maranhense radicado em Brasília, é conhecido por sua sensibilidade e comprometimento em ecoar vozes e trazer visibilidade às culturas indígenas, valorizando a diversidade cultural e as formas de expressão artística desses povos. Cuhexê é diretor da série documental “Terra Sem Pecado”, sobre a diversidade sexual e de gênero entre povos indígenas, e do filme "Levante Pela Terra", premiado como melhor curta-metragem da Mostra Brasília do 55° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e eleito pelo Júri Oficial como melhor filme do 17° Festival de Taguá. Cuhexê foi membro da Comissão de Seleção da Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 56° Festival de Brasília e parecerista da Lei Paulo Gustavo da Bahia em 2023.

