HISTÓRICO OSCIPIASA
Em 1990, um grupo de profissionais comprometidos com questões sociais e ambientais fundou a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais Limitada - MULTICOOP. Posteriormente, a razão social foi alterada para Cooperativa Multidimensional de Trabalho e de Produção de Bens e Serviços Limitada, mantendo a sigla MULTICOOP.
​
A MULTICOOP foi constituída para se tornar uma cogestora e incubadora “mãe”, ou central de cooperativas especializadas, inovadoras e singulares. Foi a última cooperativa multiprofissional autorizada a se registrar nas Juntas Comerciais Brasileiras, em um acordo entre o Ministério Público Federal do Trabalho (MPFT) e essas juntas, em 1995. Em permanente convênio com a UFRJ, foi se transformando de forma pioneira nas Américas na primeira cooperativa da economia socioambiental.
​
Durante a ECO-92, a MULTICOOP realizou, em conjunto com a UFRJ, três eventos simultâneos no Rio de Janeiro, alcançando repercussão e visibilidade, obtendo patrocínios nacionais e internacionais para os nossos projetos pioneiros e paradigmáticos.
​
Para o COOPERADES, o programa de Cooperativismo, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável dos complexos de favelas do Cantagalo e da Maré, no Rio de Janeiro, obtivemos o patrocínio do antigo Departamento Nacional de Cooperativismo e Associativismo (DENACOOP) do Ministério da Agricultura do Brasil e de Agências Multilaterais da ONU, IICA/OEA/ Programa LIFE /PNUD/OIT. Nossos dirigentes foram capacitados no maior centro de capacitação em cooperativismo do mundo em Turim, na Itália.
​
O projeto Novas Fronteiras do Cooperativismo também contratou a MULTICOOP após a Rio-92, através do IICA, para elaborar e desenvolver o Programa-Piloto Brasil de Gestão Ambiental em Cooperativas Agroindustriais do Cerrado Brasileiro. Viajamos a vários países para apresentar esse programa inovador, participando de eventos internacionais do cooperativismo em conjunto com a ACI, a maior organização não-governamental do mundo. A ACI tem assento oficial na ONU e representa cerca de 1,3 bilhões de associados cooperativados no planeta. Em conjunto com o DENACOOP, a ACI convidou a direção da MULTICOOP a Genebra – Suíça, no mês de agosto de 1992, para receber uma comenda (prêmio) pública do então Secretário-Geral da ONU, o egípcio Boutros-Boutros Gali, que reconheceu a MULTICOOP como a primeira cooperativa ambiental e ecológica do planeta.
​
A MULTICOOP criou e constituiu a Associação de Serviços Ambientais – ASA, que depois mudou a sua Razão Social para Instituto de Ação Socioambiental que atualmente se apresenta como Instituto ASA de Interesse Público – OSCIPIASA, CNPJ n° 03.465.924/0001-51. ​
